10 dicas para remodelações e reparações

Independentemente da obra que pensam fazer na vossa casa, as remodelações e reparações não têm necessariamente de ser dispendiosas e uma grande dor de cabeça, podendo até ser uma experiência agradável. Só é necessário fazer um bom planeamento e garantir que pedem orçamentos de obras detalhados para não terem surpresas desagradáveis quando se prepararem para assinar o cheque no final.

Assim, aqui ficam as minhas 10 dicas para remodelações e reparações:

  1. Contratem os profissionais certos. Conceder o trabalho a pessoal técnico especializado é uma garantia que as vossas remodelações e reparações serão feitas em condições, dentro dos orçamentos de obras e dos prazos determinados.
  2. Planeiem ao pormenor. Só assim poderão garantir a boa execução dos trabalhos. Caso as remodelações e reparações sejam em grande escala não se esqueçam que o projecto deve integrar os sistemas de canalização, electricidade, aquecimento, ventilação, etc.
  3. Tenham abertura a diferentes soluções. Mesmo que já tenham idealizado tudo, não deixem de ouvir os especialistas.
  4. Optem sempre pela qualidade. Escolham os melhores produtos, de acordo com os orçamentos de obras determinados. Os produtos inferiores podem ser perigosos, desvalorizam a vossa casa e a longo prazo causam maior prejuízo.
  5. Tenham em conta as vossas limitações. Não tentem fazer todas as remodelações e reparações sozinhos. Deleguem nas mãos de quem sabe. Se fizerem algo errado, depois poderá ser mais difícil arranjar.
  6. Planeiem as datas. Escolham as datas de início e fim sendo realistas: não esperem que uma cozinha esteja remodelada em 2 semanas quando, na realidade, necessita de 1 mês. Planear adequadamente os prazos e as datas reduz bastante o stress.
  7. Escolham o timing certo para dar início às remodelações e reparações. Escolham uma data de início que agrade a todos.
  8. Refreiem os vossos impulsos. Não se entusiasmem com a remodelação da cozinha para começar logo com a remodelação da sala, etc. até ao ponto de terem obras por toda a casa. Se optarem por fazer remodelações e reparações noutras divisões, têm de passar pelo mesmo processo de planeamento para que tudo corra bem.
  9. Cumpram o seu orçamento. Se o fizeram, foi por uma boa razão, certo? Não gastem demasiado ao ponto de terem de deixar a remodelação a meio. Mantenham-se fieis ao vosso orçamento.
  10. Estabeleçam um contrato e antes de assiná-lo certifiquem-se de estar a par de tudo o que está envolvido. Um contrato deve incluir uma descrição detalhada do projecto, um orçamento, um plano de pagamento, a descriminação da duração da obra e a lista de materiais a serem utilizado, bem como as responsabilidades do pessoal que contratarem para fazer as remodelações e reparações.

Beijinhos e até à próxima!

You may also like